A Mirra como incenso estimula a intuição. Popularmente usado para proteção energética, além de ser usado para limpezas espirituais, também afasta influências maléficas. Cria um bom ambiente para preces, meditações e trabalhos espirituais.
Utilizam-se comercialmente os componentes da mirra em produtos como loções, pastas de dente, perfumes e outros cosméticos. A naturopatia ainda recomenda seu uso em cavidades orais no tratamento de infecções causadas por bactérias, fungos e vírus.
A Mirra foi, além de ouro e incenso, um dos três presentes dados ao Menino Jesus pelos Reis Magos, no Evangelho de Mateus. Desde a Antiguidade é utilizada como incenso e medicinal, e já foi considerada um bem raro e valioso, assim como o ouro nessa época.
É nativa do nordeste da África (Somália e partes orientais da Etiópia) encontra-se também no Médio Oriente, Índia e Tailândia. É uma árvore que pode atingir 5 metros de altura, a resina que se obtém dos seus caules é usada na preparação de medicamentos devido a suas propriedades antissépticas.Cresce em matas e prefere solos bem drenados e muita exposição ao sol.