As sementes têm ação estimulante, regularizadora da circulação. Atuam como um tônico revigorante, excitante do sistema nervoso e muscular. Usada nos casos de fadiga, depressão, anemia e certas enxaquecas, e sobretudo nas perturbações funcionais do coração. As sementes contêm teobromina e cafeína, usadas por muitas pessoas como sucedâneo do cacau e do café.
Indicações da noz-de-cola: Estimulante, Fadiga, dores de cabeça, enxaqueca, depressão.
A noz-de-cola é uma planta que têm um histórico interessante, pois foi graças a ela (e a coca) que a Coca Cola® pôde ser criada (a junção desses dois produtos também deu origem ao nome Coca Cola®). John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta criou esta famosa bebida no final do século XIX, enquanto desenvolvia algo para combater a fadiga. Vale lembrar que Coca Cola® é a marca mais cara do mundo devido ao sucesso do produto (sabor muito apreciado) e o seu marketing mundial.
A noz-de-cola cresce espontaneamente na África Ocidental e Central em climas quentes e úmidos. O uso de suas amêndoas difundiu-se na região norte da América Latina por intermédio dos escravos negros que mascavam colas para suportar trabalhos penosos. Depois, foi levada a outros países com finalidades agroindustriais.